QUEM SOMOS

Aos sete de Janeiro de 1957, através do Decreto de número cento e dezessete da Arquidiocese de Fortaleza, foi fundada a Paróquia Senhor do Bonfim, ocasião em que D. Antônio de Almeida Lustosa exercia o cargo de Arcebispo Metropolitano, sendo secretariado pelo Monsenhor André Camurça. A Igreja Senhor do Bonfim foi, então, desmembrada da Paróquia de São Francisco (Navegantes).

A primeira Igreja Matriz situava-se à avenida Sargento Hermínio em frente à rua Benjamim Barroso. Em Maio de 1962 foi adquirido o novo terreno na rua Padre Anchieta e erguido o novo prédio da Igreja Matriz. Nossa paróquia contou com o pastoreio do Pe. Eduardo Barros Leal (1963-1974), Pe. Renato (1974-1982), Pe. Lopes (1982-1994), Pe. José Francisco (1994-2008), Pe. Gilson Soares (2008-2016) e, atualmente Pe. Alderi (desde 2017).

A Paróquia Senhor do Bonfim conta com uma extensão territorial de 1,8Km2, e uma população que soma, aproximadamente, 70.000 habitantes. Atualmente está dividida em Comunidades Eclesiais, além de diversas Pastorais e Movimentos que proporcionam um melhor trabalho de evangelização junto à comunidade.

De 1994 até o momento atual a Paróquia vem passando por reformas diversas em sua estrutura, foi adquirido um terreno para construção da Casa Paroquial, bem como a ereção das Capelas da Mãe Rainha e Capela Santa Teresinha.

Ressalta-se o constante apoio das Irmãs Josefinas (Colégio Mater Amabilis), presentes em nossa comunidade desde 1958 e que, desde então vêm prestando importante contribuição para a catequese, atualmente Iniciação Cristã e liturgia de nossa Paróquia.

O grupo Jesus Salvador teve início no ano de 1995, com reuniões todas as segundas-feiras na residência do casal Terezinha e Ribamar. O grupo empenhou-se em conseguir o terreno anexo ao Parque Integração, que pertencia à Prefeitura de Fortaleza. Houve um trabalho da Comunidade junto ao Poder Público e foi conseguida a libertação deste para a construção de uma praça com Capela e local para atividades esportivas.

A capela deveria seguir o modelo do Santuário da Mãe Rainha, pois este era o desejo do Pároco. No dia 08 de abril de 2000, foi celebrada a missa com o lançamento da Pedra Fundamental, contando com a presença de autoridades eclesiásticas e leigas e da comunidade em geral.

A partir dai, várias atividades ganharam força como, o terço semanal, intercedendo pela construção da capela e missas aos sábados, já contando com o ponto de apoio. Em 2003 começava a construção da Capela. Em Maio de 2004 o primeiro Altar e Dom Coutinho fez a benção do Sacrário. Em oito de Dezembro de 2006 foi concluída a Capela com uma bela celebração, presidida por Dom José Antõnio.

A Festa e Novenário em Honra a Mãe Rainha acontecia no mês de Outubro com a chegada do nosso novo Pároco Pe. Alderi, a mesma passou a ser celebrada no mês de Maio, encerrando os festejos e o mês dedicado a Maria com linda Coroação na Praça da Capela.

Aos 16 de Outubro do Ano de 2000, em uma reunião com os paroquianos no setor 09, o Padre José manifestou o desejo de que fosse construída uma Capela nestas imediações. Ficou deliberado que o grupo se empenharia na procura de algum prédio ou terreno para abrigar a capela.

Logo após a reunião, o Padre. José observou um terreno situado à Rua Conrado Cabral com Casimiro Montenegro. Foi proposta a compra do terreno, entretanto, como Dª Terezinha (in memória) era devota de Sta. Terezinha, o Sr. Francisco. Eurides Martins Costa (esposo de Dª Terezinha) doou o terreno. A boa notícia mobilizou a comunidade para a limpeza do terreno e início da arrecadação de fundos para a construção da Capela.

Realizou-se o lançamento da Pedra Fundamental, no dia 03 de Março do ano de 2001, por Dom Coutinho, tenho início as celebrações às 19h, de todos os sábados, seguida de ponto de apoio na calçada, com a finalidade de conseguir renda para auxiliar na construção da futura Capela.

No ano de 2005 colocamos o Altar que nos foi doado pela Arquidiocese, o que muito nos honrou posto ser uma relíquia utilizada pelo Papa João Paulo II em Celebração ocorrida aqui no Ceará no ano de 1997. Tendo sido abraçada pela comunidade, em seu ardor missionário, no dia 07 de Outubro de 2006 a Capela teve sua construção concluída e inaugurada durante a Festa de Santa Teresinha do referido ano.

A Festa e Novenário em honra a Santa Teresinha acontece no final do mês de Setembro encerrando no dia 1º de Outubro, dia dedicado a nossa querida Santa.